2. METODOLOGIA

Para o desenvolvimento deste projeto serão utilizadas técnicas de voltametria linear (VL) para o estudo das regiões de redução e oxidação do hidrogênio.
Será construída uma célula em acrílico que permita a comparação entre o desempenho de sensores bimetálicos e convencionais (Célula de Devanathan) monitorada e controlada através de uma placa de aquisição de dados, com entradas e saídas analógicas e digitais.
Utilizando o software MatLab™ ou Labview™ e uma de suas toolboxes (Data Aquisition Toolbox) será feita uma rotina para aquisição de dados e controle do experimento. O software faz a aquisição de dados através de uma placa, analisa os valores obtidos e de acordo com o comportamento das variáveis (potencial, temperatura e corrente), age sobre o sistema, ligando e desligando equipamentos. Esta construção possibilita a obtenção de dados durante longos períodos de tempo, sem a necessidade de intervenção manual para ajuste, gravação de resultados e inicialização de novas rotinas experimentais.
A rotina em MatLab ou Labview, associada a uma fonte microprocessada, permite que o software ligue ou desligue a fonte, iniciando e finalizando os ciclos de carregamento. A análise simultânea dos valores de potenciais gerados pelos diferentes sensores acoplados à célula de geração (até quatro sensores bimetálicos ou dois sensores bimetálicos e um sensor convencional) possibilita uma comparação entre o desempenho dos diferentes sensores, quando submetidos a uma mesma seqüência de carregamento e descarregamento. Esta configuração também permite a execução de experimentos por longos períodos de tempo, avaliando fenômenos como histerese, vida útil e tempo de resposta.
Os sensores bimetálicos serão construídos de diversos materiais e ligas diferentes, visando obter a configuração que apresente a melhor resposta (intensidade do sinal) no menor tempo e sem a presença de efeitos de histerese (amortecimento do sinal).