A origem do Setor de Ciências Sociais Aplicadas da UFPR coincide com a criação da Faculdade de Administração e Finanças do Paraná, instituída em fevereiro de 1945, posteriormente transformada em Faculdade de Ciências Econômicas, pela reforma determinada no Decreto-Lei nº 7.988, de setembro de 1945, que criou os cursos de Ciências Econômicas e o de Ciências Contábeis e Atuariais.
Mais tarde, passou a ser denominada Faculdade de Economia e Administração e com a reforma do ensino, promovida em 1973 pelo Governo Federal, passou a ter sua atual denominação.
Atualmente, o Setor desenvolve atividades de ensino para 4 cursos de graduação:
- Administração Geral e Aplicadas, Habilitação em Administração Internacional de Negócios;
- Ciências Contábeis;
- Ciências Econômicas e
- Gestão da Informação.
Seus esforços na qualificação do corpo docente permitem conectar suas atividades de pesquisa com os anseios da sociedade paranaense. Isso resultou no aumento da produção científica, traduzido em livros, artigos publicados e presença constante em anais de congressos científicos.
Políticas voltadas para a melhoria da qualidade de ensino e de capacitação do quadro de professores foram implementadas como parte do planejamento estratégico do setor, resultando em 66% dos docentes em dedicação esclusiva e 63% dos Professores com título de mestre e/ou doutor.
A nova construção, inserida no plano diretor da UFPR, dá pleno estabelecimento de infra-estrutura física, tão necessária para a ampliação das atividades e de atendimento à crescente demanda de serviços pela sociedade paranaense. A nova sede constitui-se como marco fundamental do avanço do setor para a melhoria da qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão.