UFPR

Universidade Federal do Paraná Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes Departamento de Letras Estrangeiras Modernas
Curso de Letras

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PLANO DE ENSINO

Ficha No 2 (parte variável)
Disciplina: Cultura e Ensino de Língua Estrangeira Moderna na Escola Código: HE 892 Turma: A/B Natureza: ( ) anual (X) semestral
Carga horária:
aulas teóricas: 02 aulas práticas: 02 estágio: ................. Total: 60 Créditos: 03
Pré-requisito: não tem Co-requisito:...................................................

OBJETIVO: Possibilitar uma visão crítica do papel da cultura no ensino das línguas estrangeiras através da leitura e discussão de diversos textos. Conscientizar os alunos da possibilidade de ampliação de conhecimento de mundo e de reflexão sobre sua própria cultura ao estudar e vivenciar novas culturas.

EMENTA: Aspectos históricos, políticos e sociais dos povos falantes das línguas estrangeiras alvo e sua relação com o ensino dessas línguas estrangeiras.

PROGRAMA:
– Cultura x cultura
– Diferentes aspectos culturais que permeiam o ensino de línguas estrangeiras – ajustamento social, choque cultural, motivação acadêmica, problemas de comunicação, comportamento ético/não ético, conceitos de pontualidade, conflitos interpessoais, discriminações e crenças ligadas à raça, religiões, tradições culturais, entre outros.
– Seleção de textos que possam ser trabalhados em sala de aula com futuros alunos da disciplina, juntamente com atividades pertinentes que levem em consideração as visões de cultura das línguas estrangeiras alvo.
– Discussão de filmes e músicas que vem abordando temas culturais importantes.
– Elaboração de mini estudos etnográficos ligados aos temas discutidos em sala de aula para eventual publicação.
– Avaliação de materiais didáticos nas diversas línguas, levantando a possibilidade de uso da abordagem intercultural.

PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS:
– Leitura e discussão de textos pré-selecionados tanto pelo docente quanto pelos alunos.
– Análise crítica de filmes e músicas que envolvam temas relacionados a aspectos culturais com elaboração de atividades pertinentes para uso em sala de aula.
– Produção de mini estudo etnográfico.
– Análise de materiais didáticos levando em conta a abordagem intercultural.
– Mesa redonda com análise da produção do semestre.

PROCEDIMENTOS DE AVALIAçãO:
– Apresentações e discussões em sala de aula – 20 % (assiduidade)
– Seleção de materiais e elaboração de atividades – 50%(música, filme, apreciação de material didático, seleção de textos, preparação e resposta a argüições).
– Estudos etnográficos – 30%

BIBLIOGRAFIA MíNIMA:
CORBETT, J. An Intercultural Approach to English Language Teaching. Clevedon: Multicultural Matter, 2003.
FERGUSON, J. W. Teaching Culture in English: Why not? ADFL Bulletin 10, n4. (May 1979); 25-28.
KRAMSCH, C. Context and Culture in Language Teaching. Oxford: Oxford University Press, 1993.
LARAIA, ROQUE DE BARROS. Cultura – um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Zahar Ed, 2001.
PENNYCOOK, A. The Cultural Politics of English as an International Language. London: Longman, 1984.
PULCINELLI (org.). Política Lingüística na América Latina. Campinas: Pontes, 1988.
SHULMAN, Myra. Cultures in Contrast. Michigan: The University of Michigan Press, 2001.

Validade: 1o Semestre
Ano: 2008
Professoras:
Clarissa Menezes Jordão
Gertrud Fraham
Mariza Riva de Almeida

Coordenador geral: Udo Siemens
Coordenador da área: Michael Watkins
Chefe do Departamento: Sandra Monteiro