UFPR

Universidade Federal do Paraná Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes Departamento de Letras Estrangeiras Modernas
Curso de Letras

Programa – Versão para impressão

 

PROGRAMA – HE 892, turma A

Disciplina: HE 892 Cultura e Ensino de Língua Estrangeira Moderna na Escola – 60 horas
Professora: Mariza Riva de Almeida               Gabinete: sala 1024

EMENTA:  aspectos históricos, políticos e sociais dos povos falantes das línguas estrangeiras alvo e sua relação com o ensino dessas línguas estrangeiras.

 

PROGRAMA:

  • Epistemologia pós-moderna: a construção e legitimação do conhecimento científico
  • Etnografia nas Ciências Humanas e na Lingüística Aplicada
  • Concepções de língua, cultura e identidade; relação entre língua, cultura e ensino
  • Diferentes aspectos culturais e identitários no trabalho do professor de língua estrangeira
  • Leitura crítica e “pós-crítica”; alfabetização e letramento; letramento crítico em LE no Brasil
  • Seleção e preparação de textos e atividades para o ensino de língua e sua relação com cultura.
  • Elaboração de estudos etnográficos ligados aos temas discutidos em sala de aula
  • Avaliação de aspectos culturais trazidos por materiais didáticos para o ensino de línguas estrangeiras
  • Introdução e prática com interfaces digitais para o ensino de línguas estrangeiras.
  • Elaboração de mini estudo etnográfico voltado para situações de ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras

PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS

  • Leitura, apresentação e discussão de textos
  • Aulas expositivas
  • Debates
  • Prática com interfaces online
  • Orientação individualizada

AVALIAÇÃO:

  • Seleção, preparação e condução das discussões sobre os textos lidos (seminários) e avaliação da turma sobre o seminário 25%
  • Estudo etnográfico e avaliação da turma sobre o estudo etnográfico 25%
  • Seleção de materiais e elaboração de atividades (apresentação de planos de aula)  30%
  • Tarefas , participação com assiduidade, auto-avaliação,  20%  

 

BIBLIOGRAFIA MÍNIMA:
BORTONI-RICARDO, S.M.  O professor pesquisador.  São Paulo: Parábola,  2008.
HALL, S. A Identidade Cultural na Pós-ModernidadeRio de Janeiro: DP&A, 2000.
ANDRÉ, M.E.D.A. A Etnografia da Prática Escolar.  Campinas: Papirus, 2003.
SOUSA SANTOS,B.   Dilemas do nosso tempo: globalização, multiculturalismo e conhecimento.  Currículo Sem Fronteiras, v.3, n.2, 2003.
SOUZA, L.M.T.M. de.  Hibridismos e Tradução Cultural. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 46, nr. 1. Campinas, 2007.
Outros textos conforme as necessidades da turma serão designados durante o semestre.