|
PROGRAMA – HE 892, turma A
Disciplina: HE 892 Cultura e Ensino de Língua Estrangeira Moderna na Escola – 60 horas
Professora: Mariza Riva de Almeida Gabinete: sala 1024
EMENTA: aspectos históricos, políticos e sociais dos povos falantes das línguas estrangeiras alvo e sua relação com o ensino dessas línguas estrangeiras.
PROGRAMA:
- Epistemologia pós-moderna: a construção e legitimação do conhecimento científico
- Etnografia nas Ciências Humanas e na Lingüística Aplicada
- Concepções de língua, cultura e identidade; relação entre língua, cultura e ensino
- Diferentes aspectos culturais e identitários no trabalho do professor de língua estrangeira
- Leitura crítica e “pós-crítica”; alfabetização e letramento; letramento crítico em LE no Brasil
- Seleção e preparação de textos e atividades para o ensino de língua e sua relação com cultura.
- Elaboração de estudos etnográficos ligados aos temas discutidos em sala de aula
- Avaliação de aspectos culturais trazidos por materiais didáticos para o ensino de línguas estrangeiras
- Introdução e prática com interfaces digitais para o ensino de línguas estrangeiras.
- Elaboração de mini estudo etnográfico voltado para situações de ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras
PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS
- Leitura, apresentação e discussão de textos
- Aulas expositivas
- Debates
- Prática com interfaces online
- Orientação individualizada
AVALIAÇÃO:
- Seleção, preparação e condução das discussões sobre os textos lidos (seminários) e avaliação da turma sobre o seminário 25%
- Estudo etnográfico e avaliação da turma sobre o estudo etnográfico 25%
- Seleção de materiais e elaboração de atividades (apresentação de planos de aula) 30%
- Tarefas , participação com assiduidade, auto-avaliação, 20%
BIBLIOGRAFIA MÍNIMA:
BORTONI-RICARDO, S.M. O professor pesquisador. São Paulo: Parábola, 2008.
HALL, S. A Identidade Cultural na Pós-Modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
ANDRÉ, M.E.D.A. A Etnografia da Prática Escolar. Campinas: Papirus, 2003.
SOUSA SANTOS,B. Dilemas do nosso tempo: globalização, multiculturalismo e conhecimento. Currículo Sem Fronteiras, v.3, n.2, 2003.
SOUZA, L.M.T.M. de. Hibridismos e Tradução Cultural. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 46, nr. 1. Campinas, 2007.
Outros textos conforme as necessidades da turma serão designados durante o semestre.
|