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PLANO DE TRABALHO DE CAPACITAÇAO
ÁREA: Língua Estrangeira Moderna
TÍTULO: Cultura e Ensino de Línguas Estrangeiras – Reflexoes
DOCENTE: Mariza Riva de Almeida – marizalmeida@ufpr.br
INTRODUÇAO
Num mundo em que a velocidade, quantidade e qualidade de informaçoes circulam constantemente, é preciso propiciar continuamente estudos e reflexoes que permitam que as atividades desenvolvidas dentro e fora da sala de aula acompanhem as mudanças ocorridas, de tal forma que a escola esteja em constante ebuliçao - um espaço que se insere positivamente no cotidiano de seus alunos e professores. Um espaço em que, ao invés de receber informaçoes prontas, muitas vezes inquestionáveis, estudantes e docentes possam participar efetivamente do processo de construçao de sentidos e sejam respeitados em sua pluralidade cultural e diversidade de posicionamentos.
JUSTIFICATIVA
É no contexto da justificativa para este curso, que se estabelece a percepçao de que cada vez mais o espaço das aulas de línguas estrangeiras se configura como apropriado para reflexoes que vao além dos aspectos lingüísticos da língua estrangeira alvo, incluindo também, e sobretudo, aspectos culturais e sociais dos participantes do processo de ensino e aprendizado de línguas estrangeiras, como preconizado por estudiosos como Marques (2002) e Bourdieu (2007). Daí a proposta deste trabalho com os professores da Rede Pública Municipal de Ensino de Curitiba.
OBJETIVOS:
- Possibilitar uma visao crítica das concepçoes de língua e o papel da cultura no ensino das línguas estrangeiras através da leitura e discussao de diversos textos.
- Conscientizar os participantes da possibilidade de ampliaçao de conhecimento de mundo e de reflexao sobre sua própria cultura ao estudar e vivenciar novas culturas, desenvolvendo uma competencia intercultural.
PÚBLICO ALVO:
- Professores de línguas estrangeiras ofertadas na Rede Municipal de Ensino, pedagogos e outros profissionais de áreas afins.
CONTEÚDO :
- Aspectos lingüísticos, culturais e sociais da sala de aula de línguas estrangeiras.
- Perspectiva de comunicaçao pedagógica que leva em conta nao somente o capital lingüístico, mas sobretudo o capital cultural e social dos envolvidos no processo de ensino/aprendizagem.
- Conceituaçoes de língua.
- Conceituaçao de cultura e outros a ela relacionados - interculturalidade, transculturalidade, multiculturalidade, abordagem intercultural, competencia intercultural, alteridade.
- Diferentes aspectos culturais que permeiam o ensino de línguas estrangeiras – ajustamento social, choque cultural, motivaçao academica, problemas de comunicaçao, comportamento ético/nao ético, conceitos de pontualidade, conflitos interpessoais, discriminaçoes e crenças ligadas a raça, religioes, tradiçoes culturais, entre outros.
- Seleçao de textos e atividades que possam ser trabalhadas em sala de aula com os alunos, juntamente com propostas de atividades pertinentes que levem em consideraçao múltiplas visoes de língua e cultura.
- Discussao de filmes e músicas que abordam temas culturais importantes e reflexoes sobre como trabalhar com os mesmos em sala de aula.
- Avaliaçao de materiais didáticos nas diversas línguas, observando a abordagem dada a língua e aos aspectos culturais nos materiais , sugerindo os possibilidades de trabalho com os mesmos.
- Discussao de ferramentas diversas para uso na sala de aula de línguas estrangeiras: trabalhos com projetos, estudos de cunho etnográfico, entre outros.
METODOLOGIA:
– Leitura e discussao de textos pré-selecionados tanto pelo docente quanto pelos participantes.
– Análise crítica de textos, filmes e músicas que envolvam temas relacionados a aspectos culturais com elaboraçao de atividades pertinentes para uso em sala de aula.
– Análise de materiais didáticos levando em conta a abordagem intercultural/transcultural.
– Mesa redonda com análise da produçao do curso.
AVALIAÇAO:
– Apresentaçoes e discussoes no grupo e na página da internet do grupo.
– Seleçao de materiais e elaboraçao de atividades – (música, filme, apreciaçao de material didático, seleçao de textos, preparaçao e resposta a argüiçoes).
obs: a porcentagem de cada atividade na avaliaçao final será definida com os participantes.
RECURSOS NECESSÁRIOS:
- Acesso a internet por cada um dos participantes.
- Página do grupo na internet.
- Materiais usados em sala de aula.
BIBLIOGRAFIA:
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