logo

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA
Secretaria Municipal de Educação

Plano de Trabalho– Versão para impressão


PLANO DE TRABALHO DE CAPACITAÇAO

 ÁREA: Língua Estrangeira Moderna                                       
 TÍTULO: Cultura e Ensino de Línguas Estrangeiras – Reflexoes
 DOCENTE: Mariza Riva de Almeida – marizalmeida@ufpr.br

 INTRODUÇAO
Num mundo em que a velocidade, quantidade e qualidade de informaçoes circulam   constantemente, é  preciso   propiciar    continuamente   estudos  e  reflexoes  que   permitam que as atividades desenvolvidas dentro e fora da sala de aula acompanhem  as  mudanças  ocorridas,  de tal  forma que  a  escola  esteja em constante ebuliçao -   um espaço que se insere positivamente no cotidiano de seus alunos e professores.  Um espaço em que, ao invés de  receber informaçoes prontas,  muitas  vezes inquestionáveis, estudantes e docentes possam  participar  efetivamente do processo de  construçao de sentidos e sejam  respeitados em  sua pluralidade cultural e diversidade de  posicionamentos.

JUSTIFICATIVA
É no contexto da justificativa para este curso, que se estabelece a percepçao de que cada  vez mais o  espaço   das  aulas  de  línguas estrangeiras  se   configura  como  apropriado   para reflexoes  que  vao  além  dos  aspectos  lingüísticos  da    língua    estrangeira alvo,   incluindo também,   e sobretudo,   aspectos culturais e  sociais dos   participantes do processo de ensino e aprendizado de línguas estrangeiras, como    preconizado por  estudiosos  como  Marques (2002)  e Bourdieu (2007). Daí a proposta deste  trabalho com os professores da Rede Pública Municipal de Ensino de Curitiba.

OBJETIVOS:

  •  Possibilitar uma visao crítica das concepçoes de língua e o papel da cultura no ensino das línguas estrangeiras através da leitura e discussao de diversos textos.
  • Conscientizar os participantes da possibilidade de ampliaçao de conhecimento de mundo e de reflexao sobre sua própria cultura ao estudar e vivenciar novas culturas, desenvolvendo uma competencia intercultural.

PÚBLICO ALVO:

  • Professores de línguas estrangeiras ofertadas na Rede Municipal de Ensino, pedagogos e outros  profissionais de áreas afins.

CONTEÚDO :

  • Aspectos lingüísticos, culturais e sociais da sala de aula de línguas estrangeiras.
  • Perspectiva de comunicaçao pedagógica que leva em conta nao somente o capital lingüístico, mas sobretudo o capital cultural e social dos envolvidos no processo de ensino/aprendizagem.
  • Conceituaçoes  de língua.
  • Conceituaçao de cultura e outros a ela relacionados - interculturalidade, transculturalidade, multiculturalidade, abordagem intercultural, competencia intercultural, alteridade.
  • Diferentes aspectos culturais que permeiam o ensino de línguas estrangeiras – ajustamento social, choque cultural, motivaçao academica, problemas de comunicaçao, comportamento ético/nao ético, conceitos de pontualidade, conflitos interpessoais, discriminaçoes e crenças ligadas a raça, religioes, tradiçoes culturais, entre outros.
  • Seleçao de textos e atividades que possam ser trabalhadas em sala de aula com os alunos, juntamente com propostas de atividades pertinentes que levem em consideraçao múltiplas visoes de língua e cultura.
  • Discussao de filmes e músicas que abordam temas culturais importantes e reflexoes sobre como trabalhar com os mesmos em sala de aula.
  • Avaliaçao de materiais didáticos nas diversas línguas, observando a abordagem dada a língua e aos  aspectos culturais nos materiais , sugerindo  os possibilidades de trabalho com os mesmos.
  • Discussao de ferramentas diversas para uso na sala de aula de línguas estrangeiras: trabalhos com projetos, estudos de cunho etnográfico, entre outros.

  METODOLOGIA:
– Leitura e discussao de textos pré-selecionados tanto pelo docente quanto pelos  participantes.
– Análise crítica de textos, filmes e músicas que envolvam temas relacionados a aspectos culturais   com elaboraçao de atividades pertinentes para uso em sala de aula.
– Análise de materiais didáticos levando em conta a abordagem intercultural/transcultural.
– Mesa redonda com análise da produçao do curso.

AVALIAÇAO:
– Apresentaçoes e discussoes no grupo e na página da internet do grupo.
– Seleçao de materiais e elaboraçao de atividades – (música, filme, apreciaçao de material  didático,  seleçao de textos, preparaçao e resposta a argüiçoes).

obs: a porcentagem de cada atividade na avaliaçao final  será definida com os   participantes.

 RECURSOS NECESSÁRIOS:
- Acesso a internet por cada um dos participantes.
- Página do grupo na internet.
- Materiais usados em sala de aula.

BIBLIOGRAFIA:

BORTONI-RICARDO, S. O professor pesquisador – introduçao a pesquisa qualitativa. Sao Paulo: Parabola Editorial, 2008.

CLIFFORD,J & MARCUS, G., eds.  Writing culture – the poetics and politics of ethnography. London: University of California Press, 1986.
CORBETT, J. An intercultural approach to English language teaching. Clevedon: Multicultural Matter, 2003.
CUCHE, D. A noçao de cultura nas ciencias sociais. Bauru: Edusc, 2002.
GEERTZ, C. A interpretaçao das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989 .
HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.
KRAMSCH, C. Context and culture in language teaching. Oxford: Oxford University Press, 1993.
KUPER, A. Cultura - a visao dos antropólogos. Bauru: Sao Paulo, 200
LARAIA, ROQUE DE BARROS. Cultura – um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Zahar Ed, 2001
MATTELART, A; NEVEU, E. Introduçao aos estudos culturais. Sao Paulo: Parábola Editorial, 2004.
MCLAREN, P. Multiculturalismo crítico. Sao Paulo: Cortez, 1997.
PENNYCOOK, A. The cultural politics of English as an international language. London: Longman, 1984.
PULCINELLI (org.). Política lingüística na América Latina. Campinas: Pontes, 1988.
SHULMAN, Myra. Cultures in Contrast. Michigan: The University of Michigan Press, 2001.
SUÁREZ-OROZCO, M.  Learning in the global era – international perspectives on globalization and education. Los Angeles: University of California Press, 2007.