A disciplina é oferecida distribuída em dois horários semanais, um de duas horas e outro de quatro horas, totalizando seis horas por semana (90h semestrais).
A distribuição do conteúdo nas unidades didáticas e horários semanais é apresentada abaixo.
OBS.: a ordem e distribuição pode ser alterada em cada semestre, de acordo com as necessidades (Plano 2008/2)
Programa, contendo os itens de cada unidade didática: |
Procedimentos didáticos: |
· 1o Semana –
Aula 1: 1 hora teórica e 1 h prática
Apresentação da disciplina. Planejamento dos grupos e áreas de pesquisa.
Aula 2: 2 horas teóricas e 2 h prática
Introdução ao método científico: Ciência e conhecimento científico; Métodos para o conhecimento científico; Fato, teoria e lei; Planejamento das atividades práticas a serem desenvolvidas (trabalho em grupo). |
Aulas expositivas com uso de quadro negro, retroprojetor e/ou projetor de multimídia
Aulas prática com trabalho em grupo (exposição oral de dados, discussão em grupo) |
· 2o Semana –
Aula 3: 2 horas teóricas
Bases da experimentação científica: Escolha e delimitação do assunto; Formulação de problemas e hipóteses; Determinação da terminologia; Universo e amostra; Escolha das técnicas e instrumentos.
Aula 4: 2 horas teóricas e 2 horas práticas
Bases para elaboração de projeto científico: Considerações gerais; Estrutura de projetos de pesquisa em produção animal, Roteiro de elaboração e de avaliação de projetos científicos. Início da elaboração dos projetos a serem desenvolvidos durante a disciplina: delimitação do assunto a ser pesquisado, estruturação do projeto, proposta de cronograma (trabalho em grupo). |
Aulas expositivas com uso de quadro negro, retroprojetor e/ou projetor de multimídia
Aulas prática com trabalho em grupo (prática de discussão e desenvolvimento de projeto em equipe) |
· 3o Semana –
Aula 5: 2 horas teóricas
Pesquisa e levantamento bibliográfico; Métodos de levantamento e sistematização; Normas para citação e referenciação.
Aula 6: 4 horas práticas
Levantamento bibliográfico na Biblioteca do Setor de Ciências Agrária; Levantamento da problemática e início da revisão bibliográfica do projeto de pesquisa da disciplina (trabalhos individual e em grupo) |
Aulas expositivas com uso de quadro negro, retroprojetor e/ou projetor de multimídia
Aulas prática com trabalho individual e em grupo (prática de levantamento e seleção de dados bibliográficos em mídia eletrônica e impressa) |
· 4o Semana –
Aula 7: 2 horas teóricas
Técnicas de preparação e apresentação de seminários e pôsteres técnico-científicos.
Aula 8: 4 horas práticas
Apresentação, avaliação e discussão dos projetos de pesquisa da disciplina pelos grupos. |
Aulas expositivas com uso de quadro negro, retroprojetor e/ou projetor de multimídia
Aulas prática com trabalho em grupo (prática de apresentação oral e discussão em equipe de pesquisa) |
· 5o Semana –
Aulas 9: 2 horas teóricas
Redação científica: Importância, classificação e redação de publicações técnico-científicas: Resumos, resumos expandidos e palestras publicados em anais de eventos; Artigos, revisões e notas publicadas em revistas científicas com corpo editorial; Artigos publicados em revistas e jornais técnicos;
Aula 10: 2 horas teóricas e 2 hora prática
Redação científica (continuação): Relatórios técnico-científicos; Monografias. Relatório do andamento dos projetos de pesquisa da disciplina pelos grupos. |
Aulas expositivas com uso de quadro negro, retroprojetor e/ou projetor de multimídia
Aulas prática com trabalho em grupo (prática de apresentação oral de trabalhos científico em andamento) |
· 6o Semana -
Aula 11: 2 horas teóricas
Ética na experimentação zootécnica: Ética e bem estar animal (conceito e medidas do bem estar animal, comitês de ética e bem estar animal); Ética na publicação de resultados (autoria de publicações; hierarquia e duplicidade de publicações científicas; propriedade intelectual; abrangência e limites de aplicação dos resultados e conclusões).
Aula 12: 3 horas teóricas e 1 h prática
Sistemática de colheita e levantamento de dados a campo e em laboratório: Noções de amostragem; Representatividade na obtenção de amostras na experimentação zootécnica; Planejamento de planilhas de registro de dados. Relatório do andamento dos projetos de pesquisa da disciplina pelos grupos. |
Aulas expositivas com uso de quadro negro, retroprojetor e/ou projetor de multimídia
Aulas prática com trabalho em grupo (prática de apresentação oral e discussão em equipe de pesquisa) |
· 7o Semana –
Aula 13: 2 horas teóricas
Fontes de variação em experimentos zootécnicos: Noções de erro experimental; Adequação de delineamentos experimentais aos diversos tipos de experimentos zootécnicos.
Aula 14: 2 horas teóricas e 2 horas práticas
Tabulação de resultados: Métodos de tabulação e preparação de dados para análise; Uso de planilhas eletrônicas na tabulação de dados experimentais para análise; Relatório do andamento dos projetos de pesquisa da disciplina pelos grupos. |
Aulas expositivas com uso de quadro negro, retroprojetor e/ou projetor de multimídia
Aulas prática com trabalho individual e em grupo (prática de trabalho em planilhas eletrônicas; pratica de apresentação oral e discussão de projetos científicos em equipe) |
· 8o Semana –
Aula 15: 2 horas teóricas
Uso de programas computacionais para análise estatística: Principais programas; entrada de dados; verificação de adequação dos dados e necessidade de transformações; análise de variância com diferentes delineamentos, comparações de médias e regressões polinomiais.
Aula 16: 4 horas teóricas
Métodos de apresentação de dados experimentais: Número válido de casas decimais e aproximação; Informações de erro experimental em dados tabelados; Tabelas e quadros; tabelas de médias com variáveis classificatórias em diferentes arranjos; Gráficos para apresentação de resultados com variáveis classificatórias e quantitativas. |
Aulas expositivas com uso de quadro negro, retroprojetor e/ou projetor de multimídia |
· 9o Semana –
Aula 17: 2 h práticas
Relatório de andamento dos projetos em execução; Discussão e solução de problemas de execução; Planejamento de acompanhamento das atividades experimentais. Roteiro de avaliação de trabalho científico.
Aula 18: 4 horas práticas
Prática de aproximação de médias para o número válido de casas decimais e uso de programas computacionais (planilha de dados e processador de textos) para montagem de tabelas e gráficos de resultados de experimentos com diferentes delineamentos e arranjos experimentais. |
Aulas prática com trabalho individual e em grupo (pratica de apresentação oral e discussão de projetos científicos em equipe; prática de trabalho em planilhas eletrônicas e processador de textos para preparação de dados para análise e apresentação de resultados)
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· 10o Semana –
Aula 19: 4 horas práticas
EVINCI 2005: participação dos alunos como ouvintes.
Relatório a ser entregue na próxima aula.
Aula 20: 2 horas práticas
Discussão e avaliação crítica dos trabalhos apresentados no EVINCI; Planejamento dos seminários dos resultados experimentais. |
Aulas prática com trabalho individual e em grupo (utilização do EVINCI como prática de avaliação crítica de trabalhos científicos apresentados em congresso na forma oral e de painel, bem como funcionamento de simpósios e de bancas de avaliação) |
· 11o Semana –
Aula 21: 2 horas teórico/práticas
Prova escrita sobre o conteúdo tratado
Aula 22: 4 práticas
Acompanhamento dos experimentos “in loco” e/ou análises estatísticas dos resultados experimentais das equipes. |
Aulas prática com trabalho em grupo (avaliação e discussão “in loco “ de experimentos das equipes de pesquisa e/ou prática de análises estatísticas dos dados obtidos) |
· 12o Semana –
Aula 23: 2 horas práticas
Relatório de andamento dos projetos ou Acompanhamento dos experimentos “in loco” e/ou análises estatísticas dos resultados experimentais das equipes.
Aula 24: 4 práticas
Acompanhamento dos experimentos “in loco” e/ou análises estatísticas dos resultados experimentais das equipes. |
Aulas prática com trabalho em grupo (avaliação e discussão “in loco “ de experimentos das equipes de pesquisa e/ou prática de análises estatísticas dos dados obtidos) |
· 13o Semana –
Aula 25: 2 horas práticas
Apresentação e avaliação dos seminários dos projetos executados pelos grupos.
Aula 26: 4 horas práticas
Apresentação e avaliação dos seminários dos projetos executados pelos grupos. |
Aulas prática com trabalho em grupo (prática de redação, avaliação e correção de trabalhos científicos escritos utilizando os próprios trabalhos doas outras equipes) |
· 14o Semana –
Aula 27: 2 horas práticas
Entrega e avaliação dos trabalhos científicos finais pelos grupos: Introdução, Revisão e Objetivos.
Aula 28: 4 horas práticas
Entrega e avaliação dos trabalhos pelos grupos: Materiais e Métodos e Resultados. |
Aulas prática com trabalho em grupo (prática de redação, avaliação e correção de trabalhos científicos escritos utilizando os próprios trabalhos doas outras equipes) |
· 15o Semana –
Aula 29: 2 horas práticas
Entrega e avaliação dos trabalhos pelos grupos: Discussão, Conclusões e Resumo.
Aula 30: 4 horas práticas
Prova prática: avaliação crítica de um artigo científico (atividade opcional, dependendo do andamento dos trabalhos de campo e da qualidade dos trabalhos apresentados pelos alunos)
Avaliação final da disciplina |
Aulas prática com trabalho em grupo (prática de redação, avaliação e correção de trabalhos científicos escritos utilizando os próprios trabalhos doas outras equipes; prática de avaliação critica de artigo científico utilizando artigos reais publicados em revistas com corpo editorial) |