O Projeto de Monitoração é resultado de uma iniciativa da Anvisa para expandir a todas as regiões brasileiras a monitoração e a fiscalização da propaganda de produtos sujeitos à vigilância sanitária. Com o projeto, foram desenvolvidas parcerias com diversas universidades brasileiras que monitoram, captam, pré-analisam e encaminham propagandas para a Anvisa e, dessa forma, auxiliam a Agência nas atividades de monitoramento e fiscalização do setor.
Além de tentar reduzir a exposição da população à propaganda abusiva e enganosa, verificando o cumprimento da Legislação Sanitária e adotando as medidas corretivas, a Anvisa aborda no projeto questões relevantes à saúde coletiva e estimula a discussão do tema na comunidade acadêmica. Para minimizar os riscos à saúde da população, são trabalhados temas como: automedicação, intoxicações e uso inadequado de medicamentos.
O Projeto de Monitoração também conta com a parceria da UNESCO.
Atualmente participam da fase III do projeto 18 instituições de ensino com os cursos de Farmácia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Comunicação Social, Pedagogia e Direito. Integram a equipe do projeto: UFPR, UCB, UFG, USP, UEL, UFRGS, CESUPA, UFMA, UFPI, UFRN, UFPB, UFBA, UNIUBE, UFJF, UFF, UFAM e UFSC.
Além das atividades de monitoração, também são realizadas ações de educação, informação e divulgação do Projeto.
|