Halictinae Neotropical

Sistemática e Taxonomia

Classificação

Na classificação que admite apenas uma família para as abelhas (Melo & Gonçalves 2005), Halictinae fica dividida em quatro tribos, entretanto a tribo Halictini s.l. é dividida atualmente em quatro tribos distintas. Sendo assim as tribos atualmente reconhecidas para Halictinae são: Rophitini, Nomiini, Nomioidini, Augochlorini, Caenohalictini, Thrinchostomini, Sphecodini e Halictini. Na classificação multi-família (Michener 2007) os grupos de Halictidae seriam Rophitinae, Nomiinae, Nomioidinae e Halictinae (subdividida em Augochlorini, Caenohalictini, Thrinchostomini, Sphecodini e Halictini).

Identificação

Halictinae é um grupo de abelhas de língua curta, apresentando os palpômeros labiais similares entre si e não alongados (A), e a coxa hemicríptica (B; terço superior oculto no mesosoma). A glossa simples, uma sutural subantenal, ausência de fóveas (C) e veia M angulada (D) separam o grupo das demais abelhas de língua curta. Seu frequente brilho metálico auxilia na identificação, apesar de exstirem várias espécies sem brilho e vários grupos de outras subfamílias com brilho.

Mobirise
Filogenia
Halictinae é sem dúvida um grupo monofilético e as relações entre suas tribos estão bem estabelecidas com base em caracteres moleculares e morfológicos (Brady et al. 2006, Hedtke et al. 2013, Gonçalves 2016).
Distribuição
A subfamília se distribui em quase todo o mundo, sendo que na região Neotropical temos seis das oito tribos presentes. Algumas espécies de Nomiini ocorrem no México, Cuba e Bahamas.
Riqueza
O grupo mais diverso é Halictini, especialmente pelos gêneros Halictus e Lasioglosum s.l. Na região Neotropical os Augochlorini são muito diversos.

Mobirise
Modos de vida
A maioria dos Halictinae são solitários e constroem seu ninho no solo. O grupo é classicamente visto como generalista, com abelhas especialisadas em pólen apenas nos Rophitini. Variações no medos de vida são comuns e englobam grande parte da variação que vemos nas abelhas como um todo . Cleptoparasitismo surgiu em quatro tribos, sendo Sphecodini exclusivamente parasita. Comportamento social aparecem em Augochlorini e sobretudo em Halictini. 
Mobirise

Bibliografia. No link você pode encontrar uma compilação de estudos taxonomicos e sistemáticos com o grupo. Por favor contribua com arquivos adicionais. [link]

Design your own site - Click here