EMENTA
Estudo abrangente de um tópico na área de Lingüística Aplicada
PROGRAMA
Implicações da pedagogia crítica e do letramento crítico em teorias de aquisição de lingua e abordagens de ensino de língua estrangeira (LE);
a interpolação dos discursos sobre globalização voltados à língua inglesa (LI) na perspectiva do letramento crítico; pós-colonialismo, discurso, poder e concepções sócio-discursivas de glíngua francah; a língua inglesa (LI) como língua franca/global/internacional: implicações para o ensino/aprendizagem de LI no Brasil.
AVALIACAO
Ao final das leituras deverá ser apresentado um artigo acadêmico a ser comentado e submetido para publicação em revistas com pareceristas. O conceito final será baseado exclusivamente neste artigo, e estará relacionado a 3 aspectos:
- primeira versão (60%: adequação ao gênero gartigo acadêmicoh e diálogo estabelecido com as leituras na disciplina);
- avaliação dos pareceristas (20%) e
-versão final do texto (20%).
CALENDÁRIO
MAIO
Terças |
Quintas |
|
08 intro e discussao das leituras previas |
13 leitura 1 |
15 leituras- 2, 3, 4 (resenha) |
20 leitura 5 |
22 feriado |
27 leitura 9 |
29 leituras 6, 7, 8 |
JUNHO
Terças |
Quintas |
03 ferramentas para Letr. Critico [pwp] |
05 leituras 10, 11 e 12 |
10 Foucault e Bakhtin |
12 leituras 13, 14, 15 e 16 |
17 Hall e Freire |
19 leituras 17, 18, 19 |
24 Sterling e Maturana |
26 leituras 20, 21 e 22 |
JULHO
03 discussao sobre artigo para publicacao |