Meninas na Matemática: Procuram-se Arletes

Projeto

O projeto Meninas na Matemática: Procuram-se Arletes nasce de experiências pessoais de mulheres que foram influenciadas e motivadas por professoras mulheres para seguir a carreira de exatas e que se sentem com uma responsabilidade social em influenciar e motivar outras meninas para a carreira da Matemática.

O projeto conta com financiamento do CNPq - Conselho Nacional de Pesquisa, Processo 442132/2018-2.

Equipe



Escolas participantes

  • Colégio Estadual Conselheiro Quielse Crisóstomo da Silva desenvolveu o trabalho Mulheres na Matemática: História, Reflexões e Desafios na Escola, sob orientação da Profa. Keilla Cristina Arsie de Camargo e participação das alunas Akila Rayssa dos Santos, Andressa de Mira Rodrigues e Emilly dos Santos.
  • Colégio Estadual Polivalente de Curitiba desenvolveu o trabalho Meninas desvendando a Matemática , sob orientação da Profa. Rosenilda de Souza Nagata e participação das alunas Bruna Pereira Pedroso, Emilene Bruna Amorim e Giovanna Fonseca Mendes.
  • Colégio Estadual Professora Maria Aguiar Teixeira desenvolveu o trabalho Probabilidades, sob orientação da Profa. Adriana Andrea Vianna Vaz e participação das alunas Lorena Tancon Romão, Maria Eduarda Maia e Marina Gabrielle Alves Ravedutti.
  • Setor de Educação Profissional e Tecnológica da UFPR desenvolveu o trabalho Equações de Diferenças no Ensino Médio, sob orientação da Profa. Dra Janaina Schoeffel Brodzinski e participação das alunas Ana Cleo Matias, Lísia Nunes Pacheco e Nicole Louise Floriano.
  • Colégio Estadual Hildebrando de Araújo desenvolveu o trabalho Curso preparatório para vestibulares de universidades públicas - Geometrizando, sob orientação do Prof Carlos Cesar de Carvalho Covo e participação das alunas Dayane Stefane de Vargas Bueno, Larissa Braga de Freitas Cunha e Letícia de Jesus Sampaio.

    Bolsistas de Iniciação Científica

  • Ana Flavia Lopes desenvolveu o trabalho Estrutura Algébrica da Herança Genética, sob orientação da Profa. Dra. Maria Eugênia Martin.
  • Fernanda Musha desenvolveu o trabalho Gênero, orientação sexual e raça nas disciplinas escolares de Física, Matemática e Quí'mica, sob orientação do Prof. Dr. Elenilton Vieira Godoy.
  • Stephanie Caroline de Souza Pereira desenvolveu o trabalho Introdução às técnicas de regularização em problemas inversos discretos , sob orientação da Profa. Dra. Ana Gabriela Martinez.

    Parcerias

  • Projeto MatematicATIVA, coordenado pelas Profas Dras Paula Rogéria Lima Couto e Ximena Mujica Serdio.
  • Projeto Matematiza, coordenado pela Profa Dra Elisângela de Campos.
  • Outros projetos do CNPq aprovados pelo mesmo edital.

    Eventos

    A equipe esteve envolvida ou pela participação ou oferta ou organização dos seguintes eventos relacionados ao tema, durante a vigência do projeto:
  • I Encontro das Mulheres nas Ciências Exatas da UFPR.
  • Um dia na Matemática na UFPR.
  • Brincando de Matemático na UFPR .
  • I EBMM - Encontro Brasileiro de Mulheres Matemáticas no IMPA - Rio de Janeiro.
  • IV SIGESEX -- GÊNEROS, SEXUALIDADES E CONSERVADORISMOS: A POLÍTICA DOS CORPOS, OS SUJEITOS E A DISPUTA PELA HEGEMONIA DOS SENTIDOS CULTURAIS em Campo Grande - MS.
  • Evento Meninas nas Exatas: Por Elas Para Todos na UFPR.
  • I Simpósio Brasileiro Mulheres em STEM no ITA em São Paulo.