Professores
Dra. Thelma Alvim Veiga Ludwig
Graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal do Paraná (1980), mestrado em Botânica pela Universidade Federal do Paraná (1987) e doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Vegetal) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Taxonomia e biologia de diatomáceas de águas continentais e Composição e ecologia de Fitoplâncton e Perifíton, atuando principalmente nos seguintes temas: Diversidade de diatomáceas planctônicas e perifíticas, fitoplâncton de reservatórios e rios.
Projetos
Biodiversidade das diatomáceas em diferentes ambientes, com baixo impacto antrópico, na área dos mananciais da serra (APA de Piraquara e Parque Estadual do Marumbi), Paraná.
Biofilme para Monitoramento da Poluição de Ecossistemas Aquáticos.
Diatomáceas e Dinoflagelados panctônicos em reservatórios do estado do Paraná, Brasil: Taxonomia e Ecologia.
Diatomoflórula de rios e reservatorios das bacias hidrográficas do estado do Paraná e outros ecossistemas brasileiros: flora, problemática taxonômica e distribuição geográfica
Taxonomia de macrófitas aquáticas e de diatomáceas perifíticas associadas e seleção de espécies bioindicadoras da qualidade de água de reservatórios da Bacia do Rio Iguaçú, Paraná.
Microalgas de ecossitemas aquáticos paranaenses.
Levantamento e Caracterização morfológica das macrófitas aquáticas de corpos d´água paranaenses: perfíton associado.
Dr. Luciano Felício Fernandes
Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (1988), mestrado em Botânica pela Universidade Federal do Paraná (1991) e doutorado em Zoologia pela Universidade Federal do Paraná (1996). Pós-doutorado no Woods Hole Oceanogr. Inst. (WHOI) entre 2007 e 2009, em Biologia Molecular de microalgas nocivas. Realizou estudos de aperfeiçoamento em taxonomia e ecologia de microalgas nocivas nos EUA, Espanha e Itália. Atualmente é Professor Associado III da Universidade Federal do Paraná. Possui experiência na área de Taxonomia de Diatomáceas e dinoflagelados (Tropicais e Antártica) e em Ecologia, com ênfase em Fitoplâncton e Espécies invasoras, atuando principalmente nas seguintes áreas: microalgas tóxicas, ecologia de florações em ambiente marinho e de reservatórios; taxonomia de diatomáceas e dinoflagelados nocivos e ciliados tintinidos.
Projetos
Acúmulo e depuração de toxinas algais em espécies cultiváveis de moluscos bivalves.
Taxonomia e ultra-estrutura de Diatomáceas (Bacillariophyta) marinhas no Sul do Brasil.
Efeitos de eventos meteorológicos de curta duraçÃo sobre a floraçao de cianobactérias no Reservatório Rio Verde, Paraná.
Água de Lastro: Análise de Risco, Plano de Manejo Ambiental e Monitoramento de Espécies Exóticas no Porto de Paranaguá, Paraná.
Florações de Cianobactérias e eutrofização no Reservatório do Iraí, Curitiba, Paraná: Características, Fatores Causais, Conseqüências para o Abastecimento Público e Proposta de Monitoramento Ambiental.
Diatomáceas bênticas da Baía do Almirantado e Ilha Elefante, Península Antártica.
Dr. Hermes Moreira Filho
Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Paraná (1949) , doutorado em Farmácia pela Universidade Federal do Paraná (1957) , doutorado em Catedrático pela Universidade Federal do Paraná (1967),
pós-doutorado pela Universidade Federal do Paraná (1967) , pós-doutorado pela Universidade Federal do Paraná (1957) e pós-doutorado pela Universidade Federal do Paraná (1969).
Atualmente é PROFESSOR TITULAR APOSENTADO - SENIOR da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Botânica , com ênfase em Taxonomia Vegetal. Atuando principalmente nos seguintes temas:
Algas Unicelulares, Bacillariophyceae, Diatomaceas.
Pesquisador renomado, precursor do estudo das diatomáceas no Brasil.