A pintura de paisagens na Europa Da Antiguidade ao século XIX



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Início Introdução Da Antiguidade à Renascença A paisagem no século XVI O século XVII e os paisagistas holandeses e franceses Inglaterra, França e as novas paisagens do século XVIII O século XIX: inovações na pintura Créditos e bibliografia



As paisagens  francesas

    No século XVIII am pintura de paisagens na Holanda e Inglatera se aproximava de um maior realismo nas composições, ao contrário da França que apresentava quadros voltados para a fantasia que agradava a um público mais específico da nobreza francesa. Essas telas usavam como temática as festas ao ar livre, pastores e ninfas, além de sensualismo discreto e elegante.


François Boucher. Verão pastoral. 1749, óleo sobre tela, 259 x 197 cm. Coleção Wallace, Londres.




François Boucher. Atravessando a ponte. 1730, óleo sobre tela, 59 x 72 cm. Museu Hermitage, São Petesburgo.





François Boucher. O moinho. 1751, óleo sobre tela, 66 x 84 cm. Museu do Louvre, Paris.



Jean-Joseph-Xavier Bidauld. Vista da ilha de Sora. Óleo sobre tela, 113 x 144 cm. Museu do Louvre, Paris.



Jean-Joseph-Xavier Bidauld. Paisagem com figuras atravessando um rio. Sem data, Óleo sobre tela, 50 x 66 cm. Coleção privada.


Jean-Honoré Fragonard. Um jogo de cavalo e cavaleiro. 1775-1780, óleo sobre tela, 115 x 88 cm. Galeria Nacional de Arte, Washington.


Jean-Honoré Fragonard. O balanço. 1775-1780, óleo sobre tela, 216 x 186 cm. Galeria Nacional de Arte, Washington.


Inglaterra

    Na Inglaterra, podemos perceber a inclinação para o realismo na representação de paisagens em diversos artistas. Um exemplo desses artistas que apesar de ser conhecido no meio artístico por ter pintado dezenas de retratos é Thomas Gainsborough, que preferia ser considerado um pintor de paisagens.



Thomas Gainsborough. Paisagem de Suffolk. C. 1750, óleo sobre tela, 65 x 95 cm. Kunsthistorisches Museum, Viena.



Thomas Gainsborough. Paisagem com aldeia. sem data, óleo sobre tela, 76 x 151 cm. Galeria Nacional da Escócia, Escócia.


Thomas Gainsborough. Paisagem com rio. 1768-1770, óleo sobre tela, 119 x 168 cm. Museu de arte da Filadélfia, Filadélfia.



George Morland. Antes da tempestade. 1791, óleo sobre tela, 85 x 117 cm. Museu Hermitage, São Petesburgo.


George Morland. Ciganos. C. 1800, óleo sobre tela, 36 x 47 cm. Museu Hermitage, São Petesburgo.


Joseph Wright. Paisagem com arco-iris. C. 1795, óleo sobre tela, 81 x 107 cm. Derby museu de arte, Derby.



Joseph Wright. Vista do lago de Nemi. 1790-1795, óleo sobre tela, 105 x 128 cm. Museu do Louvre, Paris.


    A pintura do século XVIII caminhou para um realismo cada vez maior na busca da apreensão dos detalhes da natureza. Entretanto o que veremos no século XIX na pintura europeia foi o contrário, pois em vez da aproximação da realidade, houve um distanciamento e aproximação cada vez maior do subjetivismo do artista com relação ao terma.

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