A
pintura de paisagens na Europa |
Da
Antiguidade ao século XIX |
Clique
no link para conhecer o conteúdo
As paisagens
francesas
No século XVIII am
pintura de paisagens na Holanda e Inglatera se aproximava de um maior
realismo nas composições, ao contrário da
França que apresentava quadros voltados para a fantasia que
agradava a um público mais específico da nobreza
francesa. Essas telas usavam como temática as festas ao ar
livre, pastores e ninfas, além de sensualismo discreto e
elegante.
François
Boucher. Verão pastoral. 1749, óleo sobre tela, 259 x 197
cm. Coleção Wallace, Londres.
François
Boucher. Atravessando a ponte. 1730, óleo sobre tela, 59 x 72
cm. Museu Hermitage, São Petesburgo.
François
Boucher. O moinho. 1751, óleo sobre tela, 66 x 84 cm. Museu do
Louvre, Paris.
Jean-Joseph-Xavier
Bidauld. Vista da ilha de Sora. Óleo sobre tela, 113 x 144 cm.
Museu do Louvre, Paris.
Jean-Joseph-Xavier Bidauld. Paisagem com figuras atravessando um rio.
Sem data, Óleo sobre tela, 50 x 66 cm. Coleção
privada.
Jean-Honoré Fragonard. Um jogo de cavalo e cavaleiro. 1775-1780,
óleo sobre tela, 115 x 88 cm. Galeria Nacional de Arte,
Washington.
Jean-Honoré
Fragonard. O balanço. 1775-1780, óleo sobre tela, 216 x
186 cm. Galeria
Nacional de Arte, Washington.
Inglaterra
Na Inglaterra, podemos perceber a inclinação para
o realismo na representação de paisagens em diversos
artistas. Um exemplo desses artistas que apesar de ser conhecido no
meio artístico por ter pintado dezenas de retratos é
Thomas Gainsborough, que preferia ser considerado um pintor de
paisagens.
Thomas
Gainsborough. Paisagem de Suffolk. C. 1750, óleo sobre tela, 65
x 95 cm. Kunsthistorisches Museum, Viena.
Thomas Gainsborough. Paisagem com aldeia. sem data, óleo sobre
tela, 76 x 151 cm. Galeria Nacional da Escócia, Escócia.
Thomas
Gainsborough. Paisagem com rio. 1768-1770, óleo sobre tela, 119
x 168 cm. Museu de arte da Filadélfia, Filadélfia.
George Morland. Antes da tempestade. 1791, óleo sobre tela, 85 x
117 cm. Museu Hermitage, São Petesburgo.
George
Morland.
Ciganos. C. 1800, óleo sobre tela, 36 x 47 cm. Museu Hermitage,
São Petesburgo.
Joseph
Wright. Paisagem com arco-iris. C. 1795, óleo sobre tela, 81 x
107 cm. Derby museu de arte, Derby.
Joseph
Wright. Vista do lago de Nemi. 1790-1795, óleo sobre tela, 105 x
128 cm. Museu do Louvre, Paris.
A pintura do século XVIII caminhou para um realismo
cada vez maior na busca da apreensão dos detalhes da natureza.
Entretanto o que veremos no século XIX na pintura europeia foi o
contrário, pois em vez da aproximação da
realidade, houve um distanciamento e aproximação cada vez
maior do subjetivismo do artista com relação ao terma.