A pintura de paisagens na Europa Da Antiguidade ao século XIX



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Início Introdução Da Antiguidade à Idade Média A paisagem no século XVI O século XVII e os paisagistas holandeses e franceses Inglaterra, França e as novas paisagens do século XVIII O século XIX: inovações na pintura Créditos e bibliografia

Conhecendo o site

    A pintura de paisagens pode ser entendida como um quadro, uma tela ou algum tipo de suporte formando um conjunto "em que o tema principal é uma representação de formas naturais, de lugares campestres, seja parque ou floresta frequentemente abarcando uma considerável área e distância, podendo incluir figuras, para dar uma sensação de escala".¹ Apesar da paisagem ter se tornado o tema principal de um determinado gênero de pintura somente a partir do século XVI, podemos encontrar representações desse tema desde a Antiguidade. É esse aspecto que buscaremos trazer neste site, mostrando por meio de imagens como esse tema foi sendo representada desde a Antiguidade até o século XIX. Escolhemos esse período na Europa, pelo fato de podermos montar um passado desse gênero de pintura na história da arte, além de destacarmos os principais países, nos quais os pintores realizaram importantes inovações, por meio de novas percepções e idealizações relativas ao tema.

Da Antiguidade à Idade Média


    Apesar de poucas imagens da Antiguidade terem chegado até os dias de hoje, conseguimos verificar como eram representadas as paisagens nesse período pelos resquícios nas paredes de Roma e Pompéia. Como nos afrescos abaixo.





Cena portuária. Afresco romano de Stabiae, anterior a 79, Afresco. Museu Arqueológico de Nápoles, Itália.





Heracles e Omphale bêbado. Casa do Príncipe de Montenegro, afresco anterior a 79. Pompéia, Itália.



A Idade Média


    Ao longo da Idade Média podemos perceber a evolução que a paisagem foi sofrendo por meio das iluminuras representando cenas de santos e eventos de personalidades importantes. Ao fundo desses personagens a paisagem aparece, ainda de maneira incipiente.



Mateus escrevendo o evangelho. Iluminura do manuscrito Ms. 1 dos Evangelhos de Ebbo. Século IX. Biblioteca municipal de Epernay, França.



Robinet Testard. Dagoberto visita o local da construção de Saint-Denis. Grandes Chroniques de France. século XV, Biblioteca Nacional da França, França.


A paisagem no século XVI


    O século XVI é conhecido por ter sido um período de inovações nas artes. A invenção da perspectiva abriu novas oportunidades de representação tanto de retratos, imagens sacras e profanas. A paisagem nesse período começa a tomar o rumo que encontrará seu apogeu nos séculos seguintes.





Amico Aspertini. Martírio de Valeriano e seu irmão Tiburtius. 1504-1506, afresco. Oratório de Santa Cecília, Bolonha.





Francesco Beccaruzzi. São Francisco recebe os estigmas e santos.1545, óleo sobre tela. Conegliano, Itália.



O século XVII e os paisagistas holandeses e franceses


    Nos países baixos e na França nomes como Van Ruisdael, Meindert Hobbema, Nicolas Poussin e Claude Lorrain, formaram importante conjunto de paisagens que com a Reforma Protestante começaram a ter maior ênfase na história da pintura, pois os temas religiosos deram espaço para que o cotidiano e o meio ambiente fossem retratados nas pinturas.




Meyndert Hobbema. A Avenida em Middelharnis. 1689, óleo sobre tela, 104 x 141 cm. Galeria Nacional, Londres.






Nicolas Poussin. Paisagem com São Jerônimo. c. 1637, óleo sobre tela, 155 x 234 cm. Museu do Prado, Madri.





Claude Lorrain. Paisagem costeira italiana. 1642, óleo sobre tela, 97 x 131 cm. Staatliche Musee, Berlim.


Inglaterra, França e as novas paisagen do século XVIII


    O século XVIII viu a transformação que a pintura de paisagens obteve ao separar-se dos gêneros mitológicos e religiosos. As paisagens eram representadas como temas principais dentro da composição. O cotidiano de camponeses e trabalhadores também ganharam espaço ao longo desse período.




Thomas Gainsborough. Paisagem em Suffolk. c. 1750, óleo sobre tela, 65 x 95 cm. Kunsthistorisches Museum, Viena.




Jean-Honoré Fragonard. Paisagem montanhosa ao pôr-do-sol. C. 1765, óleo sobre papel, 22 x 33 cm. Galeria Nacional de Arte, Washington.

O século XIX: inovações na pintura

    O século XIX se mostrou um período onde os artistas ganharam mais autonomia no tratamento dos temas a serem trabalhados nos quadros. O artista antes preso às convenções e gosto do mescenas, estava livre para decidir o tema e a maneira de pintar. Não significou que a independência ganha pelos pintores com relação ao mecenato significasse sucesso, contudo a mudança que essa iniciativa provocou produziu novas visões a respeito da natureza. Veremos uma interpretação mais subjetiva da natureza, já livre de estilos dominantes.



 
Caspar David Friedrich. O Mar do Norte ao luar. C. 1823-1824, óleo sobre tela, 31 x 22 cm. Národni Galerie, Praga.





Caspar David Friedrich. Perto de Dresden. 1832, óleo sobre tela, 73,5 x 102,5 cm. Gemäldegalerie, Dresden.




Joseph Mallord William Turner. Paisagem com rio e baía ao fundo. 1835-1840, óleo sobre tela, 93 x 123 cm. Museu do Louvre, Paris.



Claude Monet. Vista da planície de Argenteuil. 1872, óleo sobre tela, 53 x 72 cm. Museu d'Orsay, Paris.


    Cada link no topo direcionará a uma página, na qual você verá imagens que buscam explicar alguns aspectos da pintura de paisagens no período indicado, além da região onde esse tipo de representação alcançou um novo patamar, por meio de inovações introduzidas pelos pintores com os mais diversos objetivos.

    Buscou-se neste site trazer o máximo de informações e referências sobre as imagens e textos apresentados, entretanto, muitos dados foram retirados da web, na qual muitas vezes ocorrem falhas de indicações, devido a isso, qualquer tipo de correção apontada aqui será bem vinda.

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