PRINCIPAL MISSIONÁRIOS REINO DO CONGO IMAGENS SOBRE O SITE

IMAGENS DOS MISSIONÁRIOS NO REINO DO CONGO

     As imagens em aquarela aqui apresentadas estão organizadas de acordo com o critério cronológico segundo a interpretação do autor do site. As descrições expostas foram feitas baseadas na descrição em inglês contida no site The Atlantic Slave Trade and Slave Life in the Americas e na própria interpretação do autor deste site.


Missionário Capuchinho com sua comitiva rumo ao Reino do Congo. Sua comitiva está disposta de forma hierárquica, com o missionário indicando o caminho, dois africanos vestidos e empunhado signos cristãos - provalvelmente trata-se de africanos cristianizados. Por fim os carregadores, provalvelmente nativos ou escravos.


Continuação da viagem rumo ao Reino do Congo. Observamos nesta imagem o missionário sendo carregado.




 

Encontro da comitiva com congoleses cristianizados na província de Sonho, região litorânea do Reino do Congo. A região de Sonho estava localizada próximo a foz do rio Zaire.





Após o encontro inicial, o missionário toma conhecimento de  parte da população local. Observamos na imagem de capa vermelha o chefe  local ou "Mani" recepcionando com festa e subserviência a comitiva do missionário. Ao centro observamos outro chefe local pedindo perdão ao missionário por ter maltrado um outro capuchinho que precedera a expedição de Ignazio.
   


Após a calorosa recepção, percebemos nesta imagem uma relação mais diplomática. Isso de deve ao fato de que para estabelecer uma missão religiosa na região, Ignazio necessitava da permissão do Mani. 





Após sua chegada na região, Ignazio recebe oferendas e principalmente uma casa para a sua estada na região. Na imagem observamos a doação da casa para Ignazio, assim como o interprete do missionário, ajoelhado enquanto empunhava o centro com a cruz na ponta.



 
Nesta imagem o missionário já se encontra estabelecido na região. Observamos na representação o chefe local no lado de fora da casa de Ignazio recebendo a benção do capuchinho. O Mani traja vestimentas militares, assim como os demais membros da imagem, isso se deve ao fato deles estarem prestes a realizar o "Sangare" - uma espécie de "torneio bélico" da região.


Observamos na representação acima o missionário capuchinho ateando fogo em uma casa destinada a práticas religiosas tradicionais da África. Enquanto alguns congoleses observam, outros fogem por medo. De dentro da casa saem signos da prática considerada incrédula pelo cristianismo como cabeças de animais mortos, cobras e dentes de animais.




Realização improvisada de um missa nas terras congolesas. Curioso é que temos uma celebração cristão em sincretismo com caracteristicas africanas. Ao fundo temos congoleses manuseando tambores.



 Nesta imagem observamos o missionário pregando a palavra para um casal recém casado. Uma das caracteristicas das pregações eram enfatizar aos casais que não realização relações sexuais antes da união e que as relações fossem exclusivamente para fins procriativos.

 Esta imagem representa o aldeiamento capuchinho criado por Ignazio na provincia de Sonho. Notamos uma estrutura retangular dividida em áreas como a horta, capela, casa dos missionários e residencias dos congoleses em processo de cristianização.