araucaria_cultural



madeira


























Aldeia da Solidariedade

aldeia_solidariedade_carlos.poly
Foto: Carlos Poly

Constituída por centenárias edificações em madeira, com troncos de pinheiros falquejados e encaixados construídos pelos imigrantes poloneses quando chegaram em nossa região. Transferidas para o Parque Cachoeira em 1982 recebeu essa denominação em homenagem ao Sindicato Polonês Solidariedade, fundado por Lech Walesa em 1980, o primeiro sindicato livre e independente, em oposição ao comunismo, no leste europeu.

De 1982 a 2003, a Aldeia da Solidariedade era apenas um local contemplativo, onde a atual sala de cursos representava uma capela, a de administração retratava uma moradia dos imigrantes poloneses e o paiol guardava arados e instrumentos de agricultura. Havia também um barbaquá que foi destruído por vandalismo. 

A partir de 2003 os objetos expostos foram transferidos para o Museu e o local passou a ser um Centro de Criatividade utilizado para realização de cursos permanentes como: pintura em tela, contrabaixo, violão, teclado, bateria e oficinas temporárias como desenho, circo, mosaico, papel machê, cerâmica, fusão de vidro, Bauer, fuxico, produtos em palha de milho, enfeites de natal, etc. Possui o Atelier de Artes, construído em 2003 e uma sala para exposições temporárias.

Em 2010 foram feitas reformas em todos os espaços da Aldeia (pintura, troca de telhado na sala de cursos, onde as tabuinhas de madeira por telhas de argila, troca de assoalho e reparos gerais).

Endereço: Rua Ceará, Jardim Iguaçu/Parque Cachoeira

Telefone: 3901-5195