araucaria_cultural



madeira





Casa do Artesanato

casa_artesanato

Foto: Carlos Poly

Arquitetura típica da imigração polonesa, construída em 1887, originalmente localizada em Roça Nova, teve como seu primeiro proprietário o Senhor Antonio Duran. Adquirida de Leonardo Gawlak em 1996 pela Petrobras, foi restaurada e ficou instalada na REPAR até novembro de 2001. Em dezembro de 2001 foi doada para a Prefeitura Municipal de Araucária.

         Inaugurada em 11/02/2003 no Parque Cachoeira, a Casa do Artesanato comercializa produtos dos artesãos do município, que fazem do espaço um local de grande diversidade cultural e artesanal.

        

ARTESANATO DE ARAUCÁRIA

 
         O desenvolvimento da atividade artesanal no município de Araucária, iniciou em 1993 com a implantação do programa ARA – Artesanato Rural de Araucária pela iniciativa da Prefeitura do Município de Araucária através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo em parceria com a EMATER/PR.

         A intenção do programa foi de valorizar as peças produzidas por pequenos produtores rurais do município através do aproveitamento de matérias-primas existentes nas propriedades como vime, palha de milho, bambu, madeira, entre outros, conservando seu aspecto natural sem agredir o meio ambiente, desenvolvendo habilidades, retratando a cultura local e proporcionando um complemento de renda para as pequenas propriedades rurais envolvidas.

         Para a implantação do programa, foi efetuado um levantamento de informações sobre os artesãos como tipos de peças produzidas, materiais empregados e cadastramento, com o objetivo de realizar a “1ª Mostra do Artesanato Rural de Araucária”. Devido ao sucesso dessa Mostra pela quantidade, variedade e qualidade no acabamento das peças produzidas para o evento, criou-se um espaço na Casa da Cultura com a finalidade de divulgação e comercialização dos mesmos.

         A grande visitação e crescente demanda das peças de artesanato levou a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo a promover uma série de cursos de aperfeiçoamento para os artesãos envolvidos e a realização de oficinas gratuitas à população, tendo como instrutores os próprios artesãos rurais, uma forma de incentivo à manutenção do artesanato no município.

         Com o crescimento da atividade artesanal, tornou-se inviável a comercialização na Casa da Cultura, pelo espaço disponível, originando a criação de um local exclusivo para esse fim.

         Em 11 de fevereiro de 2003 foi inaugurada a Casa do Artesanato no Parque Cachoeira, arquitetura típica do imigrante polonês doada pela Petrobras, que dispõe de três salas de exposição e o sótão, que é utilizado para abrigar o estoque.

         Através da Lei nº 2.298/10 de 07/11/2010, foi instituído o Programa de Arte e Artesanato do município. Para elaboração da referida Lei, houve a participação dos artesãos cadastrados, da área urbana e rural na Caso do Artesanato.

         A Lei nº 2.410/2011 alterou o artigo 7º da Lei 2.298/10 por sugestão de alguns artesãos que tiveram dificuldades em ministrar cursos gratuitos à comunidade, dando como opção o repasse de 10% da renda mensal da venda de seus produtos na Casa do Artesanato para o Fundo Municipal de Cultura. Ainda foi acrescido o artigo 8º – A que veda a participação de expositores da Casa do Artesanato na Comissão de Vistoria

As peças produzidas envolvem a utilização de matéria-prima rural, empregada inicialmente no programa, e urbana como cerâmica, vidros, pinturas, marchetaria, tecidos, trabalhos em massa biscuit, entre outros, mostrando a diversidade cultural do município.

         Além da exposição, divulgação e comercialização das peças na Casa do Artesanato, os produtos são disponibilizados em feiras e em outros eventos com o intuito de difundir, dar continuidade e incentivar a produção artesanal.

Endereço: Rua Ceará, 65 – Jardim Iguaçu/Parque Cachoeira. 

Telefone: 3901-5354

Horário de atendimento: segunda à sexta-feira das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. Sábados, domingos e feriados da 10h às 17h.