Período: Primeiro semestre de 2020.
Professor responsável:
Adilson dos Anjos (e-mail: )
Procedimentos Didáticos:
Aulas expositivas com uso de quadro negro e/ou de outros recursos didáticos;
Resolução de exercícios no laboratório de estatística utilizando o R;
Horários e locais:
Aulas teóricas:
Terça-feira, 20h45m -- 22h:30m, MULTIMÍDEA DEST .
Quinta-feira, 19h00m -- 20h:30m, MULTIMÍDEA DEST.
Atendimento do Professor, sala 207, prédio novo Setor de Ciências Exatas: Terça e Quinta, 18:00 – 19:00 (outros dias e horários podem ser agendados por e-mail).
Monitoria:
Avaliação:
Serão
realizadas 3 avaliações durante o semestre, todas com o mesmo
peso.
Duas avaliações escritas referentes ao conteúdo das
aulas teóricas e exercícios/práticas e um trabalho. As
avaliações poderão ser realizadas com uso de recursos
computacionais quando as condições técnicas
permitirem. Isso será previamente comunicado.
A média final será a média das 3 avaliações
Datas das avaliações:
Primeira avaliação: 28/04/2020 (com consulta);
Segunda avaliação: 16/06/2020 (com consulta)
Trabalho: 11/06/2019 (entrega)
Exame: 09/07/2020 (com consulta)
A frequência será cobrada conforme normas da UFPR (resolução 37/97 - Seção II, Dispensa de Frequência).
Em caso de ausência em alguma das avaliações, proceder conforme normas da UFPR (resolução 37/97 - Seção V, Segunda chamada).
Por favor, desligue o celular durante as aulas.
EMENTA:
Teoria Clássica de Avaliação: Medidas Educacionais. Teoria da Resposta ao Item: Modelos estatísticos da Teoria de Resposta ao Item.
PROGRAMA:
Parte 1:
Exames nacionais de avaliação;
Fundamentos da elaboração de itens;
Teoria clássica dos testes;
Teoria da resposta ao item:
Modelos para dados dicotômicos: Modelo de 3 parâmetros e casos particulares (Rasch, 1 e 2 parâmetros);
Construção e interpretação de escala;
Parte 2:
Modelos para dados politômicos: Modelo de resposta ordinal, Modelo de resposta nominal;
Funcionamento diferenciado do item (DIF);
Avaliação da dimensionalidade;
Introdução aos Testes Adaptativos Computadorizados (CAT)
Trabalho:
Tema definido pelo professor;
Atividade com obtenção de dados;
Entrega de trabalho escrito, sem apresentação oral;
Grupos de até 2 alunos;
Ver referências nos 'materiais didáticos'.
Reportagem Gazeta do Povo sobre TRI: aqui (sugestão Augusto Colombo)
Artigo UOL – ENEM: http://educacao.uol.com.br/noticias/2014/10/31/voce-nunca-vai-tirar-zero-na-prova-do-enem-saiba-por-que.htm
Os materiais didáticos estão disponíveis para download:
Aulas:
Exames Nacionais de Avaliação: aqui
Fundamentos da Elaboração de Itens: aqui
Teoria Clássica dos Testes (TCT): aqui
Ideias sobre estimação: aqui
Modelo de 2 parâmetros: aqui
Modelo de Resposta Gradual (Samejima): aqui
Modelo de Resposta Nominal: aqui
Simulação:
Equalização:
Dimensionalidade:
Teste Adaptativo Computadorizado: aqui
Exercícios:
Modelo de 3 parâmetros: Os dados disponibilizados (AQUI: futebol.xls ou futebol.csv) foram obtidos pelos alunos da turma anterior. Foram elaborados itens para medir o conhecimento sobre futebol (clubes e seleções nacionais e internacionais). O gabarito está disponibilizado na primeira linha do arquivo. Após o item 80, são apresentados os itens para investigação de fatores associados. Ajuste um modelo de 3 parâmetros para as respostas fornecidas.
Leitura dos dados sobre futebol no R: aqui
Introdução ao pacote mirt: aqui
Os dados a seguir: Reciclagem_gabarito.xls (Reciclagem_gabarito.csv) foram obtidos por alunos de turmas anteriores. Foram elaborados itens para medir o conhecimento sobre reciclagem. Ajustar um modelo de 3 parâmetros.
Modelo de Resposta Gradual
Opção 1:
Os dados disponíveis no link abaixo são referentes a uma pesquisa com 900 indivíduos sobre a empresa que trabalham.
Ajuste um modelo de resposta gradual e construa uma escala interpretativa.
Obtenha a habilidade de um indivíduo e faça o seu posicionamento na escala criada. Interprete a proficiência do indivíduo.
Dados: gradual.xls
Opção 2:
Simule 1000 respostas de um modelo de resposta gradual. Considere 30 itens e 5 alternativas por item.
Ajuste um modelo de resposta gradual e construa uma escala interpretativa.
Obtenha a habilidade de um indivíduo e faça o seu posicionamento na escala criada. Interprete a proficiência do indivíduo.
Trabalho: Conhecimento sobre “ MÚSICA BRASILEIRA”
Informações sobre o trabalho: acesse a Plataforma Edmodo: www.edmodo.com e cadastre-se como aluno.
Use o código fornecido pelo professor
Guia de elaboração de itens INEP: aqui
Guia de elaboração de itens CAED: aqui
Livros:
Clique para copiar o arquivo em formato pdf com o livro do Professor Dalton Andrade (2000).
Clique para copiar o arquivo em formato pdf com o livro do minicurso do 20 SINAPE (2012).
Clique para copiar o arquivo em formato pdf com o livro de Frank B. Baker: The basics of item response theory (2001).
TCC's:
(TCC) Henrique e Rhuan: Implementação de um teste adaptativo computadorizado sobre a plataforma Concerto.
(TCC) Lucas e Tiago: Teste adaptativo computadorizado unidimensional com uso do pacote mirtcat
(TCC) Jéssica e Simone: Aplicação do modelo de resposta gradual e modelo de resposta contínua para avaliação das redações do ENEM