Departamento Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor


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O Departamento Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor, também conhecido como PROCON, é a primeira opção da maioria dos consumidores. Sua principal atribuição é aplicar, diretamente, as sanções administrativas aos fornecedores que violam as normas de proteção ao consumidor.
 
Contudo, além desta função sancionatória, o PROCON também exerce importante trabalho de informação aos consumidores e de conciliação entre as  partes.

Em suma,  o  procedimento adotado pelo órgão é:

  • Recebimento da reclamação realizada pessoalmente pelo cosumidor;
  • Abertura de Processo Administrativo;
  • Audiência de Conciliação entre consumidor e fornecedor;
  • Em caso de acordo na audiência o Processo é arquivado;
  • Restando infrutífera a composição, o Processo é encaminhado para a Divisão Jurídica para ser analisado, e, constatando-se a ofensa à legislação, aplicação de multa ao fornecedor.

É importante ressaltar que o tempo médio entre o atendimento inicial e a realização da audiência é de aproximadamente um mês, período considerado curto, em comparação às outras alternativas listadas neste website.

Ocorre que, no caso do fornecedor não oferecer acordo, seja por qualquer motivo, pode o consumidor buscar a solução da questão em âmbito judicial, o que normalmente acontece no Juizado Especial Cível.

Além disso, em alguns casos como de possível e fácil realização de acordo, os atendentes do PROCON emitem uma CIP (Carta de informações preliminares), para o fornecedor resolver a reclamação do consumidor em 10 (dez) dias, sob pena de abertura de Processo Administrativo. Nestes casos, a audiência pode ser dispensada e o consumidor ter seu problema resolvido mais rapidamente.


PROCON/PR

                                                                                         


Símbolo do Procon/PR


Fachada do prédio do Procon/PR

Apenas no ano de 2012, foram realizados 124.851 atendimentos pelo PROCON/PR e outros Procons integrados ao Sistema Estadual.

No mesmo ano, constatou-se que os três assuntos mais reclamados foram: Bancos; Telefonia Fixa; Telefonia Celular.

Foram prestadas 123.198 informações, seja pessoalmente, via email ou telefone.


Entrada do prédio do Procon/PR

Endereço: Rua Presidente Faria, 431, Edifício São Braz, Centro, Curitiba/PR.

Telefone: 0800411512

Horário de Atendimento: De Segunda a Sexta-feira, das 09:00 às 17:00.
09:00 - 50 senhas
13:00 - 50 senhas

Acesse aqui o website oficial

Mapa:


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