Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor - Ministério Públic


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A Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor é órgão do Ministério Público do Estado do Paraná. Atua, basicamente, na tutela dos interesses e direitos coletivos dos consumidores.



Contudo, segundo o artigo 68, V, item 3, da Lei Orgânica do Ministério Público do Estado do Paraná, é atribuição do Promotor de Justiça realizar o atendimento individual dos consumidores, informando, orientado e promovendo acordos entre estes e os fornecedores de bens e serviços.

Sendo assim, o procedimento adotado pelo Ministério Público é:
  • Realizar o atendimento aos consumidores;
  • Instaurar procedimento administrativo buscando um acordo (fornecedor posui dez dias contados do recebimento do ofício para se manifestar)
  • Em alguns casos, designar audiência;
  • Restando infrutífera a composição, o Procedimento é arquivado (consumidor orientado a ingressar em vias judiciais);
  • Em caso de confirmação do caráter coletivo da reclamação (exemplo: queda de sinal coletiva de operadoras de telefonia), cabe a Promotoria a instauração de Inquérito Civil para invetsigação;
O tempo médio entre o atendimento e a reposta do fornecedor não ultrapassa um mês, contudo, o consumidor deve entender que, no caso do fornecedor não admitir a falha ou se eximir de responsabilidade, deve aquele procurar outros meios para garantir seus direitos, preferencialmente, pelas vias judiciais.

Existe também a possibilidade de elaboração de Termos de Ajustamento de Conduta, nos quais os fornecedores se comprometem a cumprir determinadas exigências e alterar sua prática no comércio de produtos e serviços.


Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Curitiba


Fachada do Ministério Público (Sede Marechal)


Fachada do Ministério Público (Sede Marechal)

Endereço: Avenida Marechal Floriano Peixoto, 1251, Rebouças, Curitiba/PR.

Telefone: 3250-4912

Horário de Atendimento: De Segunda a Sexta-feira, das 08:00 às 18:00

Email: consumidor@mp.pr.gov.br

Acesse aqui o website oficial

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