Fonte: <http://corposempar.com.br/bolero>

BOLERO


O Bolero é uma dança romântica por natureza. É dançada em par e caracterizada pelo abraço sem "sobras". É uma dança dinâmica, que possibilita rodar muito o salão.

A palavra BOLERO vem de "boleras" que eram ornamentos de vestidos de dançarinas espanholas que imitavam bailados ciganos.

A origem do bolero, como de outros ritmos, é controversa. Em algumas fontes encontra-se que é oriundo da Espanha; em outras, diz-se que surgiu na Inglaterra, passou pela França, fortaleceu-se na Espanha, viajou para o México e finalmente chegou a Cuba por volta de 1880. Sabe-se que o bolero influenciou o mambo, o cha-cha-cha e a salsa.

No Rio de Janeiro o bolero sofreu influências do tango, incorporando giros, caminhadas e fazendo com que os pares deslizassem pelo salão. "Então, quando o cavalheiro começou a sair da frente da dama e a fazer trocadilhos, cruzados, essas e outras variações, o bolero estiliza-se e transforma-se numa dança versátil e igualmente dinâmica.


Musicalmente, o bolero nos dias de hoje pode ser dançado ao ritmo de boleros castelhanos, mpbs, lentinhas internacionais, musicas sertanejas e até alguns sambas românticos.


Aqui no Brasil o processo de aprendizagem das escolas de dança no formato Jaime Arôxa, utilizam o Bolero como dança que auxília o desenvolvimento do aluno, para posteriormente inserí-lo em danças como o Zouk, Salsa, e outras. Isso acontece devido a musicalidade ser de fácil interpretação, e por isso ajuda o aluno a fazer a conexão entre dança e música.