Fonte:<http://www.andreiudiloff.com.br/forro/> |
FORRÓ
O
forró e o samba possuem raízes comuns, ou seja, ambos se originaram da
mistura de influências africanas e européias. “Na música nordestina, um
toque indígena, uma pitada européia, um tempero africano; é só
degustar…” já citava um dos especialistas no assunto.
O
batuque – dança de roda com que os africanos mostravam a sua cultura –
foi o tronco principal no que diz respeito à formação da música popular
no Brasil. Dele surgiram diversas variações que se espalharam tanto em
áreas urbanas quanto rurais sob vários nomes e estilos próprios
conforme a região do país.
Ritmos
que compõem o forró:
O
baião: sua origem remonta ao século XIX, no nordeste do país, mas
faltam informações precisas para esse início. Segundo alguns, a palavra
vem de ” baiano”. O baião veio do lundu e era dançado em roda; um dos
presentes intimava os outros a dançar por meio de umbigadas e toques de
castanholas.
O
baião apresenta diferenças regionais e de época. Existe o baião de
Pernambuco, que é o tradicional, tocado com sanfona, triângulo e
zabumba, cujos maiores representantes são Luiz Gonzaga e Dominguinhos.
Já o baião de Fortaleza (grupo Mastruz com Leite) incorporou
instrumentos mais modernos, como guitarra e bateria.
O
xote: gênero de origem européia que surgiu dos salões aristocráticos da
época da Regência – final do séc XIX. Conhecido originalmente com o
nome schottisch, dominou no período do Segundo Reinado incorporando-se
depois às funções populares urbanas, passando a ficar conhecido como
chótis e finalmente xote.Saiu dos salões urbanos para incorporar-se às
regiões rurais, onde muitas vezes aparece com outras denominações.
O
xaxado: o nome provém do som que os sapatos faziam no chão ao se
dançar; é uma dança do agreste e sertão pernambucano, bailada somente
por homens, que remonta da década de 20. O acompanhamento era puramente
vocal, melodia simples, ritmo ligeiro, e letra agressiva e satírica.
Tornou-se popular pelos cangaceiros do grupo de Lampião.
O
coco: dança de roda do norte e nordeste do Brasil, fusão da
musicalidade negra e cabocla. Acredita-se que tenha nascido nas praias,
daí a sua designação. O gênero sofreu várias alterações com o
aparecimento do baião nas caatingas e agreste. Como compositor que
popularizou o ritmo podemos citar Jackson do Pandeiro.
A