Pergunta 1
Será que o uso da metáfora verbal ajuda indivíduos (iniciantes e experientes) a um melhor desempenho no aprendizado no conteúdo de um domínio?
Efeitos das metáforas ao responder questões básicas do pós-testeIniciantes - metáforas pioram a performance nas respostas:
- modelos mentais incompletos sobre os conceitos de IP, incapacidade de serem ajudados pelas metáforas
- falta de familiarização dos os conceitos de correio eletrônico;
- metáfora inadquada;
- acúmulo de informações
- mais tempo aprender e processar informações adicionais fornecidas (conceitos IP mais explicações da metáfora).
- o uso da metáfora ajudou a memorizar conhecimentos.
Resultados estatísticos vs respostas em perguntas de resposta aberta.
- Foram encontradas discrepâncias entre os resultados estatísticos e as respostas das questões descritivas;
- 65% dos novatos e 95% dos experientes reconheceram os efeitos positivos das metáforas no aprendizado.
Efeito das metáforas em respostas de questões integrativas no pós-teste
- Novatos e experientes - não há diferença entre performances.
Comparando desempenhos em conhecimentos básicos com os conhecimentos em integrativa (assimilação do conhecimento)
- iniciantes - diagramas podem ajudar a formar modelos mentais mais interligado. O uso de diagramas facilitam a aprendizagem de conhecimentos básicos mas não a assimilação do conhecimento.
Efeitos das metaforas sobre o desempenhodo no teste feito em casa 24 h após a sessão de aprendizagem
- Iniciantes - os diferentes efeitos causados pela utilização da metáfora desapareceu, tanto para básico quanto para testes de base integrativa (assimilação).
- experientes - pequena diferença no desempenho para o grupo com metáforapara questões básicas e integrativa, (oposto do pós teste, possivelmente pela falta de carga metafórica que levava a exaustão mental)