Metáforas
Metáfora tem a função de mapear os conceitos, relacioná-los com o conjunto de regras de transição a partir do domínio origem para corresponder conceitos, relações, e as regras no novo domínio, sobre o qual se constrõem modelos mentais que geram inferências no novo domínio (Collins e Gentner, 1987).
Carroll and Thomas (1982) explicam os processos pelos quais novas estruturas cognitivas são desnvolvidas a partir de estruturas existents e argumenta que os aprendizes invocam metáforas no aprendizado.
Na área de interação homem-computador, designers baseiam os objetos e funções no domínio a ser aprendido sobre o domínios de conhecimento anteriormente aprendidos (modelos mentais existentes). Nos últimos anos, metáforas têm sido empregadas na concepção de sistemas hipertexto. Exemplo
Metáforas não são igualmente úteis na facilitação da aprendizagem ou de situações de solução de diferentes problemas (Mayer, 1976; 1981; Halasz, 1984; Borgman, 1999).
Enquanto um usuário está aprendendo um novo domínio forma uma representação mental interna sobre o domíio alvo. A metáfora trabalha proporcionando um esquema para a construção de uma tal representação (Simpson e Pellegrino, 1993).
A maior parte da metáfora inclui conceito original (domínio base), conhecimentos previamente adquiridos (domínio alvo), e as relações entre os dois (Wozny, 1989).