REVISÃO DE LITERATURA

Metáforas

Modelos mentais vs. medições de desempenho

Como metáforas modificam os modelos mentais dos usuários

Modelos mentais de novatos e experts

Metáforas

Metáfora tem a função de mapear os conceitos, relacioná-los com o conjunto de regras de transição a partir do domínio origem para corresponder conceitos, relações, e as regras no novo domínio, sobre o qual se constrõem modelos mentais que geram inferências no novo domínio (Collins e Gentner, 1987).

esquema

Carroll and Thomas (1982) explicam os processos  pelos quais novas estruturas cognitivas são desnvolvidas a partir de estruturas existents e argumenta que os aprendizes invocam metáforas no aprendizado.

Na área de interação homem-computador, designers baseiam os objetos e funções no domínio a ser aprendido sobre o domínios de conhecimento anteriormente aprendidos (modelos mentais existentes).  Nos últimos anos, metáforas têm sido empregadas na concepção de sistemas hipertexto. Exemplo

Metáforas não são igualmente úteis na facilitação da aprendizagem ou de situações de  solução de diferentes problemas (Mayer, 1976; 1981; Halasz, 1984; Borgman, 1999).

Enquanto um usuário está aprendendo um novo domínio   forma uma representação mental interna sobre o domíio alvo. A metáfora trabalha  proporcionando um esquema  para a construção de uma tal representação (Simpson e Pellegrino, 1993).

A maior parte da metáfora inclui conceito original (domínio base),  conhecimentos previamente adquiridos (domínio alvo), e as relações entre os dois (Wozny, 1989).