Modelos mentais vs. medição de desempenho
Modelos mentais são proposições visualmente estruturadas que consistem de objetos
e as relações entre os objetos (Staggers e Norcio, 1993). Wozny (1992)
Modelos mentais ajudam as pessoas a interpretar os sinais do ambiente de trabalho e a tomar ações apropriadas. Eles continuamente reorganizam e transformar em processo de mudança conceitual (Schnotz e Preub, 1997).
Durante o processo de aprendizagem, o desenvolvimento de modelos mentais varia conforme a experiência do aluno aumenta. Quando interagindo com os sistemas de computador, os usuários desenvolvem representações conceituais dos sistemas, que regem os seus pensamentos e comportamentos em funcionamento os sistemas (VELDOF e Beavers, 2001).
O modelos mentais bem-desenvolvidos de um aluno pode ser reflectido no seu melhor desempenho. Staggers e Norcio (1993) afirmam que os usuários com modelos mentais altamente
desenvolvidos podem produzir resultados mais precisos em uma maneira mais eficiente em
772 Y.-c. Hsu / Interagindo com Computadores 18 (2006) 770-792
executar tarefas complexas. Usuários com sofisticados modelos mentais são também melhores resolvedores de problemas. Mayhew (1992)