Como metáforas modificam os modelos mentais dos usuários
Novas estruturas cognitivas são desenvolvidas a a partir de estruturas vistas comumente em aprendizado e situações de solução de problemas
Quando uma pessoa tenta aprender um novo domínio, ela recupera estruturas de aprendizado (metáforas) da memória de longo tempo para mapear o novo conhecimento e então formar um quadro conceitual mais completo (modelo mental)
Teoria da aprendizagem cognitiva -
durante
o processo de aprendizagem as pessoas usam metáforas para a construção de novas estruturas cognitivas, usando quadros conceptuais (conhecimento prévio)
para assimilar novos conhecimentos.
Carroll e Thomas (1982)
Schnotz e Preub (1997) notam que existem dois procedimentos quando se infere novas informações com um modelo mental. O processo de construção do modelo seve para gerar um modelo mental inicial, e, se necessário, para elaborar ou reorganizá-lo, enquanto o procedimento do modelo de inspecção serve para buscar entidades específicas e determinar as relações que existem entre estas entidades '(p. 190).
Metáforas não apenas transfere conhecimentos, mas também ajuda a chamar a atenção de uma pessoa a certos elementos importantes de domínio do destino. Booth (1989) propõe a utilização de metáfora para explicar o funcionamento de um sistema, que ajuda os usuários a formar modelos mentais da tarefa e do sistema.
o estudo de (Gentner e Gentner, 1983) sugere que as pessoas usam inferência analógica a partir de outros domínios para construir os seus modelos mentais do novo domínio.