MÉTODO

Projetos de pesquisa e questões

Materiais

Conteúdo e metáforas do sistema de aprendizagem

Participantes

Procedimento

Projeto de pesquisa e questões

O objetivo do estudo foi investigar os efeitos da metáfora em experientes e em novatos de computadores na aquisição de conhecimento de um domínio e no desenvolvimento de modelos mentais:

- compreensão do conteúdo do domínio (conhecimento)

- compreensão da estrutura do conhecimentos do domínio- (as relações entre os conceitos neste domínio).

Sistema dois-a-dois com dois sistemas de aprendizagem
primeira variável independente: sem metáfora ou com metáfora
segundo variável independente: novato ou experiente.

Dois sistemas de aprendizado usam sistema hipertexto com 33 páginas com conceitos sobre IP (Protocolo de Internet) e um deles com metáforas verbais, explicando o mesmo conteúdo.

 
Com metáfora
Sem metáfora
Teste
novato
experiente
novato
experiente
múltipla escolha
medição de modelo mental
Questões abertas