Título
Jean-Baptiste Debret
Alfredo Andersen
Lange de Morretes
Guido Viaro
João Turin
João Zaco Paraná
Movimento Paranista
Poty Lazzarotto
Erbo Stenzel
Paul Garfunkel
Dulce Osinski
Geraldo Leão
Ronald Simon
Onde Encontrar




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Jean Baptiste Debret – 1827 (primeira imagem conhecida da cidade de Curitiba)

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Jean Baptiste Debret – Sem data  Paranaguá

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Jean Baptiste Debret – 1827 Guaratuba








Jean - Baptiste Debret

            Certo é que o primeiro pintor da paisagem paranaense - do qual se tem referencia segura- foi Jean Baptiste Drbret (1768-1848). Cabe sumária observação à possível existência de pinturas por Adriano Taunay, quase à mesma época. Porem, nao se sabe, ainda, o que contem o rico acervo da missão Langsdorff, guardado em Leningrado, de vez que a única aquarela paranaense desse artista já divulga é retrato a cavalo de rico tropeiro de Castro.

            Preocupado em acumular esboços ara o seu projetado livro Voyage Pittoresque et Histórique au Brésil, Debret percorreu o território paranaense em 1827, produzindo numero considerável de desenhos e aquarelas de boa qualidade pictórica ( como todas as suas obras), sobretudo de extraordinário valor documental para o Paraná.

            O roteiro seguido pelo artista-viajante é o do velho caminho das tropas até Curitiba (desde Itararé na divisa de São Paulo), descendo a Paranaguá e Guaratuba para alcançar o litoral norte de Santa Catarina.

            Visita não só localidades já importantes como Castro, mas também pequenos centros que apenas surgiram como Jaguariaíva, Ponta grossa ou Palmeira.

            Com o objetivo de completar a cobertura iconográfica da região, como já fizera em todo o vale do Paraíba e no sudeste da província de São Paulo, vai à Lapa - a esse tempo Vila do Príncipe - onde pinta excelente vista geral da povoação.

            Do acervo Castro Maia faz parte aquarela de Guarapuava, igualmente de desenho e colorido requintados. Em trabalhos sobre obras inéditas do artista, pusemos duvida sobre a verossimilhança dessa paisagem , pois a dificuldade do acesso e o tempo indispensável ao percurso até la nos pareceram incompatíveis com a cronologia do roteiro de Debret. É indispensável, porem, que pesquisa mais aprofundada projete luz sobre face tão interessante do nosso passado.

            Alias, algumas das imagens registradas pelo artista Frances terão sido pintadas de memória ou segundo rápido bosquejo a lápis. é o caso da pasigem de Paranaguá pertencente a Fundação Castro Maia, que parece ter sido tomada de embarcação ou da Ilha Valadares, sugerindo desnível entre a cidade e a margem do rio Itiberê - bastante superior à real. O mesmo ocorre com a visão e Guaratuba ( que integra o chamado Album Bonneval), onde figuram edifícios que jamais existiram nessa cidade litorânea.

            Com poucas exceções, as paisagens paranaenses do notável pintor são de indiscutível veracidades e constituem preciosismo documentário artístico e iconográfico.

            Cabe destaque especial á vista de Curitiba, tomada do alto de São Francisco, e que figura no álbum em poder do nobre belga. Não só é a imagem mais antiga da cidade, como foi tomada de ângulo diferente do utilizado por outros pintores. Espaço que quase trinta anos medeia entre a elaboração da paisagem de Debret e o da conhecida visita de John Henry Elliot, datada de 1855.

            Mas o confronto entre as duas comprova a estagnação que prevaleceu na cidade, e que só é superada depois de sua elevação a capital da nova Província; marco histórico que também coincide com o inicio da afluência dos imigrantes alemães da Colônia Dona Francisca para o Rocio de Curitiba.

            Poucas foram as vistas do Paraná litografada para a grande publicação de Debret; apenas "Paisagem do rio Jaguaricatu", "Pouso de tropeiros nos Campos Gerais" " Caçada à onça" e " Vista de Ponta Grossa" ( que aparece, alias, com legenda inadequada.) Daí possivelmente a razão dos nossos historiadores não se terem referido a tão precioso documentário; e quando o fizeram se reportaram somente as cenas de costumes.

Retirado de : Pintores da paisagem paranaense. Curitiba, Secretaria da Cultura e do Esporte, 1982