Título
Jean-Baptiste Debret
Alfredo Andersen
Lange de Morretes
Guido Viaro
João Turin
João Zaco Paraná
Movimento Paranista
Poty Lazzarotto
Erbo Stenzel
Paul Garfunkel
Dulce Osinski
Geraldo Leão
Ronald Simon
Onde Encontrar




Stenzel1

Erbo Stenzel – 1953 - Homem Nu

Stenzel2

Erbo Stenzel – 1944 - Água pro Morro

Stenzel3

Erbo Stenzel – 1941 - Torço Do Trabalhador








Erbo Stenzel

Nasceu em Curitiba, em 17 de dezembro de 1911, descendente de imigrantes austríacos e alemães.

Ainda na escola, o professor Lange de Morretes, notando o seu talento para desenho, convidou-o a estudar particularmente com ele.

Estudou com aquele mestre durante alguns anos, abandonando o estudo para tentar outro ramo de atividade, o comércio. Não se saindo bem, voltou a frequentar o atelier de Lange de Morretes, quando participou do 3º Salão Paranaense com desenhos e pinturas.

Nesta época, conheceu Jõao Turin, que se entusiasmou com o talento de Erbo Stenzel para a escultura.

Os amigos conseguiram uma subvenção para que fosse estudar escultura na Escola Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro, lá permaneceu onze anos, fazendo o curso e trabalhando com alguns escultores.

Com o falecimento de Turin, o Governo do Estado convidou-o a voltar ao Paraná para terminar diversos trabalhos iniciados pelo grande escultor. Voltou a Curitiba em 1950, assumindo na Escola de Música e Belas Artes do Paraná o cargo de professor de Anatomia Artística. Em 1953, fez o monumento do Centenário do Paraná, juntamente com outro escultor do Rio.

O talento do artista foi por diversas vezes reconhecido com prêmios em salões. Erbo Stenzel faleceu no dia 23 de julho de 1980. A sua antiga casa foi reconstruída, em 1998, no Parque São Lourenço, com a finalidade de funcionar como um museu referente à sua vida e obra.

Retirado e adaptado de: Catalogo da Exposição “3 Escultores Do Paraná” , 1974, BADEP

http://www.arte.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=123